quinta-feira, 24 de junho de 2010

1 PRINCÍPIOS DA COMPOSIÇÃO

Definição Teórica dos Princípios

Harmonia

A harmonia está relacionada com a idéia de ordem, proporção e à disposição de um todo, ou parte dele. A harmonia perfeita seria quando os elementos de um todo estão dispostos de forma que permaneçam as idéias de ordem, equilíbrio e regularidade visual. É a disposição dos elementos que compõe um produto (pode ser um site, um anúncio, uma cadeira, um quadro, etc.), de forma que essa disposição pode indicar ordem, desordem, regularidade, desarmonia e irregularidade. Nesse sentido:

Ordem: a harmonia por ordem existe quando os elementos que formam um determinado produto se colocam de forma que tragam corcordância e uniformidade, ou ainda quando o produto em si traz essas idéias. A ordem acontece quando não há alterações ou conflitos formais de padrão ou estilo visual do produto.

Regularidade Visual: a harmonia por regularidade visual se dá quando há uniformidade de elementos que compõe determinado produto, uniformidade tal que se produza uma ordem em que não se permitam desvios, desalinhamentos, desproporções; fazendo com que o produto alcance um estado nivelado em termos de equilíbrio visual.

Exemplos de harmonia:




Equilíbrio

O equilíbrio é o estado em que, existindo forças agindo sobre um corpo, elas se compensam mutuamente. Ou seja, se há duas forças "x" em um plano, cada uma tendo uma pendência para um lado, assim esse plano estará em equilíbrio. Esta mesma definição se dá para o equilíbrio visual, onde as imagens ou elementos que compõe um determinado produto, tem 'peso' sobe ele. O sentido da visão experimenta equilíbrio quando as forças fisiológicas correspondentes no sistema nervoso se distribuem de tal modo que se compensam mutuamente.
Nesse sentido, o equilíbrio visual é influenciado pelo peso e pela direção, que são propriedades que exercem influências sobre este princípio. O peso é sempre um efeito dinâmico e sofre influência da localização. A direção da forma pode ser equilibrada pelo movimento em direção a um centro de atração, pode indicar o sentido do movimentos das forças visuais, ou de um ponto de atração.
O equilíbrio por simetria ocorre quando há unidades idênticas, que estão agrupadas em uma determinada posição.

Veja exemplos:





Contraste


O contraste é o princípio onde um produto, ou partes dele, apresentam características visuais que as destacam entre si. O contraste tende a desequilibrar, estimular e atrair atenção.
Luz e tom: quando o contraste é baseado em oposições de claro-escuro.
Cor: quando o contraste é baseado em características cromáticas. Está associado à iluminação natural ou artificial.
Passividade: quando a técnica de representação passiva possui uma forma imóvel, mediante um equilíbrio absoluto. Ou seja, uma condição em que forças visuais se encontram em repouso, imóveis.
Proporção: é o contraste entre as medidas do contorno de um campo visual ou de um objeto. Implica em uma comparação entre dois ou mais elementos.
Proporção e escala: quando os elementos de um produto definem-se um em relação ao outro. É a condição de tamanho, forma, iluminação, peso, entre outros fatores, que as unidades formais de um produto têm entre si.
Agudeza: está intimamente relacionado à clareza e a acuidade visual, que é a capacidade de discriminar estímulos visuais a fim de se obter nitidez e expressão da forma.
Vertical e horizontal: quando o contraste de dá pela formas. De um modo geral as formas horizontais passam a sensação de maior solidez e estabilidade; enquanto as formas verticais representam o contrário, ou seja, passam sensação de leveza.
Movimento: quando o contraste se dá pela função de velocidade e direção. O sistema nervoso cria uma sensação de mobilidade e rapidez; o que faz com que a imagem possa apresentar impressão de movimento.
Dinamismo: quando o contraste está relacionado à um movimento dinâmico, ou seja, é um movimento mais exacerbado, mais forte ou mais veloz.
Ritmo: quando o contraste se dá por um movimento regrado, medido ou por um conjunto de sensações de movimentos encadeados ou de conexões visuais ininterruptas.

Exemplos de contraste:






Princípios da Composição e Design


Harmonia:



Equilíbrio:



Contraste:

Nenhum comentário:

Postar um comentário